Seguidores

quinta-feira, 24 de junho de 2010

IMAGENS -Ikebana - Arte Floral Japonesa




A palavra ikebana significa "fazer viver as flores"; 
"ike" de Ikey = fazer viver; e "bana" de Hana = flor.

Ikebana é uma arte floral enraízada na cultura nipônica. A Ikebana é um arranjo harmônico composto por um vaso, caule, folhas, ramos e flores.
A Ikebana é uma arte milenar originada da Índia, uma oferenda à Buda. Mas foi no Japão que a Ikebana ganhou importância ao unir uma linguagem simbólica com conceitos decorativos, buscando harmonizar as energias da natureza, de maneira a elevar a sensibilidade das pessoas.
A arte da Ikebana é muito popular no Japão, praticada sem discriminação de sexo ou idade. Há vários estilos de Ikebana, das mais simples as mais complexas, mas todas são uma forma de desejar ou obter boas energias, harmonizando alma e natureza. Uma primavera interior capaz de elevar o espírito proporcionando equilíbrio mental e paz.
O ikebana quer transmitir a idéia de crescimento contínuo na vida e vitalidade.O ikebana deseja alcançar a recriação do crescimento floral, baseando-se na importância da linha, ritmo e cor. É importante citar que os ocidentais dão maior importância à quantidade e cores do material, apreciando a beleza das flores; já os japoneses dão ênfase à linha do arranjo, desenvolvendo a arte com objetivo de incluir hastes, folhas, ramos assim como flores.

A haste principal é que forma a linha central do arranjo, chamado de "Shin", e simboliza o Céu, devendo-se escolher o exemplar mais forte que o arranjador tiver em mãos.

A haste secundária ou "Soe" representa o Homem, parte da linha central é colocada de maneira a produzir o efeito de crescimento lateral, devendo ter cerca de dois terços da altura da haste principal.

A haste terciária ou "Hikae" simboliza a Terra. É a mais curta e é colocada à frente ou ligeiramente no lado oposto ao das raízes das duas outras.

Um comentário: