Seguidores

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

JACK BOSMANS: O PAI DA “POEMAGEM”





Arthur Jaak Wilfrid Bosmans, ou apenas Jack Bosmans, nasceu em BH, Minas Gerais.
Começou seus estudos de piano clássico aos 7 anos, optando mais tarde pelo rock e pela MPB,quando participou de algumas bandas e compôs junto com o poeta e amigo Adão Ventura, algumas canções para o Festiva Estudantil da Canção.
E foi, justamente através de Adão Ventura, que Jack interessou-se pela literatura e começou a escrever, sendo então convidado a ser um dos colaboradores do Suplemento Literário do Minas Gerais.
Concomitantemente, surgiu o interesse pelas artes plásticas, ingressando na Escola Guignard. Logo depois, ingressou para a faculdade de Engenharia, para cursar Mecânica.
Seu primeiro emprego, foi como câmera-man da extinta TV Itacolomi. Nesse mesmo período, realizou um curso da Academia Mineira de Letras, a convite de Murilo Rubião. Interessou-se pela força da imagem e ingressou na Publicidade, onde criava e dirigia comercias.
Na sequência, dedicou-se ao cinema, indo para Bélgica, onde concluiu o curso de Diretor e produtor cinematográfico. Voltou para o Brasil, em 1976, mas encontrou dificuldade em abrir campo para a produção cinematográfica própria, passando, então a se dedicar à publicidade, onde conquistou vários prêmios nacionais e internacionais.
Até então, seus poemas eram apenas engavetados. Em 2002, convidado para dar aula de cinema na UNITRI, conheceu a Professora Drª. Kenia Maria de Almeida Pereira, do curso de literatura, que um dia vendo seus poemas o incentivou a desenvolver mais ainda esse lado.
Criador do movimento POEMAGEM em 2002, é hoje chamado o “pai” da Poemagem, com diversos seguidores não só no nosso país como na America Latina e Europa. Com toda a bagagem adquirida, Jaak criou o curso de especialização “O cinema e a literatura na sala de aula”, na mesma universidade, onde foi professor e coordenador. Ali desenvolveu junto com os alunos vídeo poemas, como trabalho final do curso, obtendo sucesso imediato, pela novidade e tendência do momento.
A poesia começa a tomar mais força, como seu principal trabalho profissional, em 2004, quando recebeu muitos elogios e teve seus poemas inseridos em vários sites especializados, junto a consagrados poetas. Com um estilo bastante vigoroso e surrealista nunca deixou de transparecer a ternura, a solidão, o abandono, seus conflitos internos e sua “não” relação com o mundo.
Seus poemas estão no Recanto da Letras e Colméia Literária. Os internautas, através do Google, também encontrarão diversos trabalhos de Jack Bosmans.
Antologias:Latinidade Poética, Delicatta IV, Coração de Poeta (a sair), e em várias comunidades poéticas.
Atualmente, faz palestras e oficinas sobre poemagem, tendo sempre como objetivo um mix dos diversos meios visuais e textuais na composição poética.
É o atual Presidente da Academia de Artes Letras e Cultura “Maestro Arthur Bosmans”, Vice presidente da Universidade Planetária do Futuro, Coordenador do Núcleo Artforum Brasil XXI de Belo Horizonte e Cônsul Poetas Del Mundo B. Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário