Seguidores

quinta-feira, 7 de julho de 2011

O poeta nos dá sua essência, mas a prosa pega o molde do corpo e da mente.


Biografia de Virginia Woolf
Virgínia Woolf, uma das mais importantes escritoras inglesas, nasceu em Londres em 1882, terceira filha de Sir Leslie Stephen, historiador e biógrafo, e de Júlia Duckworth. Com a morte da mãe, em 1895, Virgínia apresenta os primeiros sinais de depressão seguida por uma crise mental séria , que a acompanharia ao longo de sua vida. Acessos recorrentes de loucura atormentaram tanto a sua infância quanto a sua vida de casada. Porém, não minou a sua sensibilidade, criatividade e amor as artes.
Em 1904, com a morte do pai, os irmãos se transferem de Hyde Park Gate para Bloomsbury, onde se criou o famoso Bloomsbury Group, constituído de intelectuais, escritores e artistas, que se reunia as quinta-feiras na casa dos Stephen para discutir questões relacionadas com a arte e a cultura da época.
Em 28 de Março de 1941, ao perceber que seria minada por outra crise de depressão, Virgínia escreve para Leonard, seu esposo e para sua irmã Vanessa (seu irmão havia desaparecido) e se suicida, colocando várias pedras pesadas no bolso da roupa e se lança no Rio Ouse, próximo a sua casa em Rodmell, Susse.
Uma mulher a frente do seu tempo, e que ousou, mesmo com todas as limitações que a vida lhe impôs psicologicamente e como mulher, a se superar...
Seus Livros:
A Viagem (1917 - The Voyage Out)
Noite e Dia (1919 - Night and Day)
O Quarto de Jacob (1922 - Jacob's Room)
Sra. Dalloway (1925 - Mrs. Dalloway)
Ao Farol (1927 - To The Lighthouse)
Orlando (1928)
As Ondas (1931 - The Waves)
Os Anos (1937 - The Years)
...e outros escritos em Jornais da sua época.
(resumo recolhido no livro ORLANDO - Virgínia Woolf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário