Seguidores

domingo, 16 de maio de 2010

O que eu queria era fazer brinquedos com as palavras.. MANOEL DE BARROS


MANOEL DE BARROSpoeta e fazendeiro mato-grossense, nasceu em 1916 e teve seu primeiro livro publicado em 1937 - Poemas concebidos sem pecado. Passou a ser mais conhecido a partir do ano de 1997, quando ganhou o prêmio Nestlé de Literatura. De seu "Livro sobre Nada", Editora Record - Rio de Janeiro,1997, págs. diversas, já em 5ª edição, extraímos os versos acima. Nele o autor diz, a título de "Pretexto":
"O que eu gostaria de fazer é um livro sobre nada. Foi o que escreveu Flaubert a uma sua amiga em 1852. Li nas Cartas exemplares organizadas por Duda Machado. Ali se vê que o nada de Flaubert não seria o nada existencial, o nada metafísico. Ele queria o livro que não tem quase tema e se sustente só pelo estilo. Mas o nada de meu livro é nada mesmo. É coisa nenhuma por escrito: um alarme para o silêncio, um abridor de amanhecer, pessoa apropriada para pedras, o parafuso de veludo, etc, etc. O que eu queria era fazer brinquedos com as palavras. Fazer coisas desúteis. O nada mesmo. Tudo que use o abandono por dentro e por fora."

Um comentário:

  1. Essa vontade de fazer brinquedo com as palavras tb eu queria, e já fiz , qdo criança...eu queria era um mundo assim, onde ler fosse uma eterna brincadeira, queria essa vontade de experimentar esse mundo mágico presente em todos, principalmente nas nossas crianças.

    Nosso velhinho é lindo demais né!

    Bjos meus!

    Erikah

    ResponderExcluir