Seguidores

domingo, 16 de maio de 2010

Queria construir uma ruína para salvar a palavra amor - Um menino chamado MANOEL DE BARROS


Um monge descabelado me disse no caminho: “Eu queria construir uma ruína.
Embora eu saiba que ruínas é uma desconstrução.
Minha idéia era de fazer alguma coisa ao jeito de tapera. Alguma coisa que servisse para
abrigar o abandono
, como as taperas abrigam. Porque o abandono pode não ser apenas de um homem debaixo da ponte, mas pode ser também de um gato no beco ou de uma
criança presa num cubículo
O abandono pode ser também de uma expressão que tenha entrado para o arcaico ou mesmo de uma palavra. Uma palavra que esteja sem ninguém dentro. (O olho do monge estava perto de ser um canto.) Continuou: digamos a palavra AMOR.
A palavra amor está quase vazia.Não tem gente dentro dela.
Queria construir uma ruína para salvar a palavra amor. Talvez ela renascesse das ruínas; como um lírio pode nascer de um monturo.” E o monge se calou descabelado.
(Manoel de Barros)

2 comentários:

  1. lindo blog, perfeito encantador como Manoel de Barros. O poeta inocentemente capcioso. Adorei o espaço e conteudo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Helo...
    Sua presença é muito importante pra mim

    ResponderExcluir